Sobre

Uma pequena apresentação


Meu nome é Geraldo Novais, sou Engenheiro de Sistemas com larga experiência em desenvolvimento de software para Windows, Linux, Web e Microcontroladores.

Tenho grande interesse na área de internet, principalmente em desenvolvimento de sistemas web, estratégias online para alavancar tráfego de qualidade e em modelos de monetização.


Minha Formação Acadêmica


Cursei Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas e Automação. As disciplinas que mais me interessavam eram eletrônica, sistemas de controle e disciplinas relacionadas com desenvolvimento de software.

Durante o curso implementei vários projetos na área de sistemas embarcados. Gosto muito de projetos que envolvem conhecimentos na área de software e eletrônica.


Experiência Profissional


Minha primeira experiência de trabalho foi como interprete da língua francesa no Novotel em Macapá, cidade localizada no extremo norte do Brasil.

Posteriormente estágiei na estação de Telemetria do CLBI - Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno. Nesse período tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre telemetria, satélites e rastreio de foguetes. Conhecimento que não usei pra nada :)

Trabalhei sempre com desenvolvimento de software nas mais diversas áreas como, geofísica, aviação, sistemas microcontrolados e web.

Meu primeiro emprego foi na maior empresa do Porto Digital em Recife, no CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Trabalhei com desenvolvimento e testes de aplicações para celulares Motorola em uma parceria dessa empresa com o CESAR.

O CESAR sempre foi uma empresa extremamente organizada que seguia padrões de Desenvolvimento de Software e possuia certificação CMMi. Entre outras coisas, aprendi muito sobre metodologias e ferramentas de trabalho em equipe.

Posteriormente, pedi demissão do CESAR e fui para Natal trabalhar na Embrasim - Empresa Brasileira de Simuladores, uma empresa que desenvolvia simuladores de vôo para treinamento de pilotos.

Nesse período, tive minha primeira experiência internacional de trabalho. Com pouco mais de um ano na empresa, fui para Inglaterra fazer integração dos sistemas que foram desenvolvidos em conjunto com a SONDA Aviation.

À direita, com amigos do C.E.S.A.R em Recife. No centro, com colegas da Sonda Aviation em Worthing - UK. À esquerda, passeando em Londres na horas vagas.

Infelizmente, uns seis meses depois, a empresa quebrou e eu fui trabalhar em uma empresa de geofísica chamada Flamoil.

Nessa última empresa trabalhei quatro anos com desenvolvimento de software na área de geofísica e com desenvolvimento de sistemas WEB.


Como entrei nesse mundo da internet?


Na Flamoil tive meu primeiro contato com desenvolvimento de sistemas para internet e, a partir daí, decidi me aprofundar consideravelmente nessa área.

Estava decidido a ter um projeto meu na área de internet e precisava buscar investidor para bancar alguma das ideias que tive.

Ao contrário do que eu imaginava, não precisei peregrinar atrás de investidor, tive êxito com os primeiros que procurei. Vale à pena destacar que, antes de ter sucesso nessa empreitada, pesquisei um pouco o que um possível investidor iria exigir de mim.

Enfim, consegui investimento para dois projetos na área de internet, um delivery online e um projeto na área de Direito.

Pedi demissão da empresa em que trabalhava e mergulhei nos dois projetos. Eu podia correr esse risco, não tinha mulher e nem filhos para sustentar caso algo desse errado.

São dois projetos de médio porte que no mínimo vão deixar uma experiência técnica bastante valiosa. Tenho aprendido muito sobre muita coisa, rsrsrs.

Só pra enumerar um pouco, meus conhecimentos têm crescido bastante em:


  • Estratégia de conteúdo;
  • SEO – Search Engine Optimization;
  • Usabilidade e Testes de usabilidade;
  • Experiência do usuário (UX);
  • Performance de aplicações WEB;
  • Arquitetura de Software;
  • Bootstrap;
  • Muito Javascript;
  • Banco de dados MySQL;
  • Conceitos importantes de Design;
  • Etc.

Hoje me vejo muito mais preparado para desenvolver muitas aplicações web. Só isso já valeu a pena, caso eu não consiga emplacar nenhum projeto na internet. Sei que vários outros fatores contam, e contam muito.

Para o sucesso de um negócio, parcerias são extremamente importantes, saber vender é essencial, percepção de valor por parte dos possíveis usuários é fundamental, ... enfim é muita coisa que faz diferença.

Tenho um pouco de sorte, pois sempre gostei de livros na área de negócios, administração e estratégia. Leio muito, muito mesmo. Acabo aprendendo muito e construindo uma visão melhor, o que muitas vezes facilita um pensamento mais estratégico.


Livros que gosto de ler


Gosto de ler bons livros na área de negócios, administração e estratégia. Alguns livros que já li e indico:


Nem tudo é trabalho ou estudo


Como nem tudo é trabalho ou estudo, e também não pretendo ficar louco, gosto de me reunir com amigos, assistir bons filmes, viajar sempre que possível e de vez em quando forró pé se serra nos finais de semana.

Geraldo Novais

Apaixonado por tecnologia, engenharia eletrônica, engenharia de software, web analytics, UX e outras coisas mais.